Denis Mandarino

explore

Vídeos < Voltar para os vídeos

A Identidade Na Formação do Professor

Acesse: http://www.design24horas.com.br
———————————————————————

A exposição ‘A Identidade na Formação do Professor’, é o resultado de uma proposta, que teve como objetivo a exploração da identidade e do autoconhecimento na formação do professor.

Alunos de pedagogia desenvolveram máscaras, como meio de representação de uma estratégia educacional, a qual envolveu: filosofia, educação para o pensar, filosofia para crianças e educação de jovens e adultos. Os conceitos utilizados no processo foram: transdisciplinaridade, interdisciplinaridade, a ideia da liquidez, de Zygmunt Bauman e o Manifesto Versatilista de Denis Mandarino.

No processo de confecção, um aluno fez a máscara do outro, a fim de promover um momento de “parada”, para que, ao término, pudessem se ver e se perceber. Num segundo momento, depois da experiência introspectiva, os alunos levaram as máscaras embora, para comparar as suas observações com as impressões alheias.

Do Versatilismo partiram as bases do fazer artístico, tais como: ausência de amarras estéticas, libertação da autocrítica excessiva e do perfeccionismo, motivação da educação pela arte, liberdade para se expressar da melhor maneira possível, entre outros fundamentos.

A Mestra Ivana Ribeiro, idealizadora da iniciativa, diz ter “provocado” os alunos, pois vê que, na atualidade, rareiam os momentos de reflexão, pois tudo parece ser conseguido por meio de um único clique. A exposição ocorreu no campus das Faculdades Integradas Rio Branco, em maio de 2016.

mais vídeos da playlist
Videos relacionados